DR4 - Ciência e controvérsias públicas 


Os formandos deverão escolher temas de controvérsia pública e confrontar com a ciência.

Exemplos: aborto, transgénicos, eutanásia, co-incineração, etc.... 

- Identifique os diferentes intervenientes em torno destas controvérsias.

- Refira as diferentes argumentações sociais, científicas, técnicas e política.

Fundamente de forma consistente a sua posição.

 ⚠️ Aviso EmojiLEIAM O QUE SE SEGUE:

 Controvérsia científica fundamental 

Os cientistas discordam sobre uma hipótese ou teoria central. Se você considerar o conhecimento científico como sendo uma teia de ideias interligadas, teorias e hipóteses estão no centro da teia e estão ligadas a muitas, muitas outras ideias — portanto, uma controvérsia sobre uma dessas ideias principais tem o potencial de abalar o estado do conhecimento científico. Por exemplo, os físicos estão em desacordo sobre a validade básica da teoria das cordas, o conjunto de ideias-chave que foram apontadas como o possível próximo grande salto em frente na física teórica. Esta é uma controvérsia científica fundamental.


Controvérsia científica secundária 

Os cientistas discordam sobre um aspeto menos central de uma ideia científica. Por exemplo, os biólogos evolucionários têm opiniões diferentes sobre a importância do equilíbrio pontuado (um padrão de mudança evolutiva, caracterizado pela rápida evolução interrompida por muitos anos de constância). Esta controvérsia centra-se num aspeto importante do modo e da taxa de mudança evolutiva, mas uma mudança na aceitação pelos cientistas do equilíbrio pontuado não iria abalar a biologia evolutiva nos seus princípios fundamentais. Os cientistas em ambos os lados da questão do equilíbrio pontuado aceitam os mesmos princípios básicos da teoria da evolução.


Conflito sobre a ética de métodos 

Desacordo no seio da comunidade científica ou na sociedade em geral sobre a adequação de um método utilizado na investigação científica. Por exemplo, muitas pessoas têm preocupações sobre a ética da pesquisa com células-tronco que se baseia em células estaminais embrionárias humanas. Essas células são recolhidas a partir de ovos fertilizados com alguns dias de idade, que são doados por casais submetidos a tratamento in vitro de fertilização e que não podem usar esses ovos. Tais preocupações não correspondem a conflito sobre o conhecimento científico, mas sobre o que constitui meios éticos para a construção desse conhecimento.


Conflito sobre aplicações 

Conflito sobre a aplicação do conhecimento científico. Por exemplo, ativistas às vezes entram em conflito sobre a questão das centrais nucleares e se elas são ou não um meio seguro e ambientalmente correto de produção de energia. Embora existam controvérsias científicas honestas sobre questões relacionadas com reações nucleares, esta não é uma delas. Este não é um conflito sobre uma ideia científica, mas sim sobre a forma como tais ideias devem ser aplicadas.


Conflito entre uma ideia científica e um ponto de vista não-científico. 

Por exemplo, a evidência científica apoia a ideia de que a Terra tem cerca de 4,5 mil milhões de anos; no entanto, alguns grupos rejeitam este ponto de vista em favor de uma Terra jovem, criada há apenas alguns milhares de anos atrás. Este é um conflito sobre o conhecimento científico, mas não no seio da comunidade científica.


A verdadeira controvérsia científica (os dois primeiros tipos listados acima) é saudável e envolve desacordos sobre como os dados devem ser interpretados, sobre quais ideias são melhor apoiadas pela evidência disponível, e sobre quais ideias vale a pena investigar mais profundamente. Este tipo de catalisador provoca um exame cuidadoso dos dados e leva a investigação adicional, e por isso pode ajudar a desenvolver a ciência. No entanto, outros tipos de controvérsia podem ter impacto na ciência de maneiras diferentes. Os conflitos entre ideias científicas e pontos de vista não-científicos, por exemplo, podem prejudicar a ciência se a controvérsia acaba com a investigação em áreas contestadas.


                                                                     in https://saberciencia.tecnico.ulisboa.pt/artigos/ciencia-kit-de-ferramentas-06.php

Comentários

Mensagens populares deste blogue